Momento do Rio favorece comunicação entre economia e logística

Para mapear o sistema logístico de cargas do estado e definir as demandas para o seu desenvolvimento, os responsáveis pelo Plano Estratégico de Logística e Cargas estão correndo o interior do estado e a capital realizando oficinas, encontros e seminários em busca de informação.

Para mapear o sistema logístico de cargas do estado e definir as demandas para o seu desenvolvimento os responsáveis pelo Plano Estratégico de Logística e Cargas do Rio de Janeiro (PELC/RJ 2040) estão correndo o interior do estado e a capital realizando oficinas, encontros e seminários em busca de informação. Na reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado, Eduardo Duprat, superintendente de Logística de Cargas da Secretaria Estadual de Transportes, afirmou que o plano é fundamental para o desenvolvimento do estado.

“Se não tivermos uma pavimentação adequada para o desenvolvimento econômico, esse desenvolvimento quebra. Provoca deseconomias que vemos a todo tempo. Estamos falando de um estado relativamente pequeno, em questões territoriais, com muitas montanhas, rios, acidentes geográficos em geral que não permitem uma mobilidade mais fácil. Por conta disso, é fundamental que a logística seja adequada e trabalhe em favor do desenvolvimento do estado”, destacou.

Juntamente com as manifestações geográficas, o estado possui diversas empresas e projetos sendo implementados, ocupando espaços que poderiam ser destinados a um aumento da infraestrutura viária. “Para que isso não prejudique, não só a economia, mas a própria mobilidade nesse território, é fundamental que a gente planeje previamente essa logística, junto com o dinamismo econômico e que faça a gestão correta desse processo”, afirmou Duprat.

Com um investimento de R$ 5 milhões do Banco Mundial, o projeto deve ser concluído no fim deste ano. “Além de ter as modelagens de um plano de logística comum, como realmente é, ele também tem a cara do Rio, porque pedimos algumas coisas específicas do nosso estado”, explicou.

Com diversos encontros já realizados, estão contemplados também no PELC cinco estudos estratégicos. “No nosso site, que está em testes, temos um espaço onde as pessoas podem mandar seus trabalhos acadêmicos, enviar suas contribuições e até mesmo tirar dúvidas sobre este trabalho”, disse Duprat, que respondeu a perguntas dos presentes e reuniu algumas sugestões de instituições chave que podem contribuir com o trabalho, como o IBP e a ONIP, bem como ideias para o portal se tornar mais dinâmico e aberto às sugestões da população.

A subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha, ressaltou que o Fórum faz parte do grupo consultivo deste plano, e que a contribuição que pode oferecer é justamente a divulgação desta iniciativa do estado e a mobilização das 36 entidades e universidades que participam do grupo. "Este diálogo entre economia e logística é fundamental para que o estado avance. Se não integrarmos as ações agora, no momento em que o Rio de Janeiro está vivendo este cenário de crescimento econômico, não o faremos mais. É muito oportuno ter esse plano e essa discussão nos municípios, no momento em que essas transformações estão acontecendo”, concluiu.