Universidades querem colaborar com Cluster Subsea do Rio de Janeiro

Em busca de adesão das universidades sediadas no estado do Rio de Janeiro ao projeto, o coordenador do Cluster Subsea do estado do Rio de Janeiro, subsecretário de Energia da Sedeis, Marcelo Vertis, participou da reunião do Fórum de Desenvolvimento do Rio nesta terça-feira, 13.

Para desenvolver a produção de equipamentos, o estado tem que começar a investir desde já na formação de mão de obra especializada, tanto no nível técnico quanto no superior. Em busca de adesão das universidades sediadas no estado do Rio de Janeiro ao projeto, o coordenador do Cluster Subsea do estado do Rio de Janeiro, subsecretário de Energia da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Vertis, participou da reunião da Câmara Setorial de Tecnologia do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio nesta terça-feira, 13. “A busca por inovação, por desenvolvimento de produtos, aplicações e configuração de sistemas para operações em offshore e subsea vai se dar em vários países do mundo. Então, haverá carência de mão de obra especializada, e nós temos que tomar as providências já. Juntamente com as universidades, institutos de pesquisa e operadores temos que criar, a médio prazo, a mão de obra necessária para desenvolver as questões do pré-sal”, destacou Vertis.

Presentes na reunião, representantes da Uerj e da PUC-Rio se manifestaram a favor da participação no Cluster Subsea. De acordo com a pró-reitora da Uerj, Monica Heilbron, que já confirmou presença nas próximas reuniões, a parceria entre a universidade e o projeto é fundamental para o desenvolvimento do estado. "A universidade pode atuar em duas direções que são complementares, a formação de recursos humanos, que nós queremos que estejam bem encaixados para os desafios tecnológicos do estado, além da pesquisa de ponta, que com as redes tecnológicas da Petrobras e de outras companhias de petróleo que estão colocando recursos da participação especial para P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), fizeram com que a universidade apresentasse uma nova cara”, afirmou Monica, destacando que, ao visitar outros países, percebeu que os laboratórios da universidade não deixam a desejar.

Vertis destacou que o cluster vem trabalhando para desenvolver o plano de trabalho para 2014-2015. “Esse plano deverá incluir ações específicas junto às universidades e institutos técnicos para a formação de mão obra. Existe também a parte da governança interna, da atração de investimentos e desenvolvimento de parcerias tecnológicas, na cadeia de subfornecedor, além da parte de recursos para desenvolvimento tecnológicos. É um caminho grande e tem muita coisa para ser feita, mas acho que o caminho é esse mesmo”, relatou Marcelo.

Para a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha, a reunião serviu para dar o primeiro passo para o desenvolvimento do projeto. “O próprio cluster está se organizando e a agenda dele vai se dar, também, a partir dos inputs de cada uma das entidades presentes na reunião” afirmou Geiza.

Estiveram presentes o coordenador do Coppe Idea, Alfredo Laufer, o presidente da Redetec, Paulo Alcântara Gomes, além de representantes da ACRJ, Fernando Baratelli; da PUC-Rio, Shirley Coutinho, do IBP, Pedro Alem, e do Clube de Engenharia, Miguel Pinto.

Veja apresentação dos palestrantes
Veja a matéria publicada no Diário Oficial do Legislativo