Programa Rio em Foco aborda o empreendedorismo no estado do Rio

O Estado do Rio de Janeiro tem conseguido destaque no cenário nacional pela capacidade de atração de novas empresas para o seu território. Na região Centro-Sul fluminense, o município de Três Rios conseguiu atrair mais de 1000 novas empresas desde 2010.

O Estado do Rio de Janeiro tem conseguido destaque no cenário nacional pela capacidade de atração de novas empresas para o seu território. Na região do Médio-Paraíba, a indústria automotiva cresceu 45% nos últimos sete anos. Outro exemplo, desta vez na região Centro-Sul fluminense, o munícipio de Três Rios conseguiu atrair mais de 1000 novas empresas desde 2010. Para falar desse crescimento, o programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (05/05)recebe o prefeito de Três Rios, Vinícius Farah, bicampeão do Prêmio Prefeito Empreendedor, dado pelo Sebrae/RJ por seu trabalho de formalização e atração de novas empresas para o município, e a presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado (Codin-RJ), Conceição Ribeiro.

OLALACMSVIDEO01OLALACMS

Farah, que administra um dos cinco municípios do estado não beneficiado pelos royalties do petróleo, acredita que a criação de uma empresa municipal nos moldes da Codin propiciou o atrativo final necessário para a aproximação das empresas, que já recebem do estado incentivos tributários, consultoria e projetos de capacitação de mão-de-obra. "Nos últimos quatro anos, trouxemos grandes, médias e pequenas empresas para Três Rios e formalizamos 4.100 empreendedores individuais, o que levou a um aumento de 161% na arrecadação de ISS no mesmo período", explicou. O programa Rio em Foco vai ao ar às 22h, com reprises no sábado (10/05), às 17h, e domingo (11/05) às 20h, na TV Alerj (Canal 12 da NET), e depois ficará disponível no site www.tvalerj.tv.