A universidade é a agência do desenvolvimento

Estudo da Firjan prevê investimentos de R$ 235,6 milhões para os próximos dois anos. Comparados ao triênio 2010/2012, o crescimento previsto é de 86,5%. E qual o papel das universidades neste contexto de crescimento? Quais os desafios que elas enfrentam? "Tem que ter gente para atender à demanda econômica . Somos obrigados a correr contra o tempo e investir na formação de recursos humanos. Mas é preciso também inovar, saber que outros processos têm que acontecer. Não adianta formar recursos humanos para equipamentos obsoletos. É preciso que estes equipamentos sejam reformulados e manipulados. Nosso parque é muito obsoleto", diz Ricardo Vieiralves, reitor da UERJ, com quem a jornalista Geiza Rocha conversa no Rio em Foco desta segunda-feira, 21 de abril, que vai ao ar às 22h, na TV Alerj, canal 12 da NET.

O professor Vieiralves lembra que no Brasil, além da falta de mão de obra especializada, falta a cultura da inovação, e faz uma metáfora com a belíndia, expressão criada pelo economista Edmar Bacha, que diz que o Brasil é um país com indicadores de desigualdade da Índia e indicadores de primeiro mundo, no caso a Bélgica. "A Belindia existe mas estamos acumulando problemas do primeiro com problemas do terceiro mundo simultaneamente. E não temos muito tempo para resolvê-los. O país precisa dar respostas rápidas e criativas para ambos os problemas, para o saneamento básico e para a indústria de ponta", diz.

Para o reitor, a universidade precisa criar indicadores muito precisos do sistema brasileiro, fazer investimentos de inserção de novas tecnologias e de transferência tecnológica e, mais do que nunca, comprar tecnologias estrangeiras, adapta-las e exerce-las e sem uma universidade não é possível fazer isso.

A TV Alerj também pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises no sábado, às 17h e domingo, às 20h. O programa pode ser assistido também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br