Investimentos no sistema ferroviário abrem oportunidades para o estado do Rio de Janeiro

A ferrovia é o mais eficiente meio de transporte terrestre e o Rio foi pioneiro no sistema ferroviário brasileiro. Na década de 1960, o Brasil tinha 38 mil km de ferrovia de carga. Hoje, tem 30 mil km, mas apenas 10 mil km são utilizados, sendo que apenas 3 mil são explorados intensamente.

A ferrovia é o mais eficiente meio de transporte terrestre e o Rio de Janeiro foi pioneiro no sistema ferroviário brasileiro. Na década de 1960, o Brasil tinha 38mil km de ferrovia de carga. Hoje, tem 30 mil km, mas apenas 10 mil km são utilizados, sendo que apenas três mil são explorados intensamente. Os recentes anúncios de investimento na ampliação desta malha abrem novas perspectivas para o estado e é sobre esse assunto que o economista Riley Rodrigues e Luis Cesario Amario da Silveira, diretor da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) conversam com a jornalista Geiza Rocha no Rio em Foco desta segunda-feira, 24 de março, que vai ao ar às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET).

OLALACMSVIDEO01OLALACMS

Rodrigues destacou que o Brasil enfrenta um grande problema por não produzir trilhos e ter que importar tudo de outros países como China, Austrália e Noruega. “A expectativa de demanda para os próximos anos gira em torno de R$ 8,5 bilhões. Significa que dentro desse projeto se nós não produzirmos os trilhos, não só para o Brasil, mas também para exportar para outros países, nós de imediato temos R$ 91 bilhões para o setor ferroviário e 8,5% desse valor garantido para ser mandado para o exterior. Isso pode atrapalhar toda a implantação e recuperação da malha ferroviária do Brasil.”

A melhoria no sistema ferroviário de passageiros também gera oportunidades para o estado. Segundo o diretor da Abifer na década de 1980, chegaram a ser transportados um milhão de passageiros por dia e, hoje a Supervia está com a meta de voltar a esse número de passageiros por dia até 2015. “Passamos muitos anos sem ver nenhum investimento na rede ferroviária, mas isso está mudando, e gera oportunidades para o estado do Rio que foi pioneiro neste setor”, afirmou.

A TV Alerj também pode ser sintonizada seguindo as instruções do link. O Rio em Foco tem reprises no sábado, às 17h e domingo, às 20h. O programa pode ser assistido também no portal.