Portaria conjunta dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário publicada no último dia 16 de janeiro no Diário Oficial da União quer incentivar o consumo de produtos orgânicos, aumentar o nível de conhecimento da população para a alimentação saudável, além de ampliar e diversificar os canais de comercialização de produtos sustentáveis. O objetivo da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável é desenvolver uma cadeia produtiva mais estruturada e estimular a demanda diferenciada, promovendo geração de emprego e renda e proteção do meio ambiente.
Para isso, serão realizadas ações para incentivar a comercialização e o consumo de produtos orgânicos e da agricultura familiar nas 12 cidades-sede da Copa por meio do aumento de oportunidades para que cooperativas divulguem e vendam seus produtos no megaevento.
Em 2013, o Rio em Foco abordou o tema da alimentação orgânica em duas ocasiões. Num deles, cuja a íntegra pode ser assistida aqui, falou sobre as oportunidades dos megaeventos e a importância de investir na Educação para uma alimentação mais saudável. O outro programa abordou os desafios da produção orgânica e a importância da fiscalização.
Em matérias publicadas na ocasião do lançamento da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável, a ministra Teresa Campelo disse ter como foco repetir o sucesso das ações empreendidas na Rio+20 juntando os aspectos econômico, social e ambiental. "Queremos repetir isso na Copa, que é a ocasião para discutir o consumo sustentável, e incentivar o consumo dos produtos orgânicos para fortalecer nossas cadeias agroecológicas. A Copa é a oportunidade para avançar a agenda da sustentabilidade”, disse.