Trabalhar para valorizar a imagem do Rio de Janeiro será o lema da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) em 2014. Movido pela ideia de que é preciso investir em coisas simples para se ter um país melhor, como água limpa e educação, o presidente da ACRJ, Antenor Barros Leal, defendeu que é fundamental fortalecer a imagem da cidade maravilhosa, a partir de investimentos em saneamento básico, ensino de qualidade, despoluição da Baía de Guanabara, retirada dos navios da Praia de Copacabana e garantia de segurança para a população durante a instalação do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Urbano da ACRJ: “O Rio de Janeiro está passando por um momento único, está em transformação. As bens aventuranças, o jeito de ser do carioca e a ideia de ser a cidade maravilhosa têm que ser valorizadas, impulsionando a inovação, os investimentos e o empreendedorismo. Essa será a bandeira da ACRJ no próximo ano”.
O presidente do novo conselho, Márcio João de Andrade Fortes, lembrou que o conselho irá trabalhar para auxiliar no crescimento do Rio de Janeiro, incluindo a região metropolitana como parte desse desenvolvimento. Segundo ele, as soluções apresentadas pelo conselho serão encaminhadas ao poder público. “Estou aqui para trabalhar em prol da cidade. Podemos contribuir muito para a melhoria dos aspectos urbanos. Temos que ter em mente que o erro urbano não tem volta. Por isso, precisamos trabalhar pensando em soluções concretas e com uma visão de que o conselho não terá uma voz monocrática. O conselho poderá divergir e tentaremos encontrar um meio termo entre as opiniões para auxiliar nessa transformação da cidade maravilhosa”.
Durante a reunião, o professor e economista, Sérgio Besserman Vianna, defendeu as paisagens naturais do Rio de Janeiro como os maiores ativos da cidade maravilhosa. Segundo ele, os recursos naturais são o centro da agenda do mundo e o Rio de Janeiro tem a vontade de ser um dos únicos locais do planeta a ter uma reserva em uma região metropolitana de 13 milhões de habitantes.
Para o economista e ambientalista, a despoluição da Baía de Guanabara deve ser uma das bandeiras para favorecer a imagem do Rio, podendo ser adotada como plataforma de atuação do novo conselho da ACRJ, que antes era chamado Conselho Empresarial de Desenvolvimento Imobiliário. “Se em 20 anos, não tiver um processo de limpeza profunda na Baía de Guanabara, a sociedade carioca terá assinado seu atestado de ineficiência e não terá como resgatar a imagem da cidade maravilhosa. Não há mais como pensar esse problema isoladamente, é necessário criar uma governança que seja responsável pela despoluição e revitalização da Baía de Guanabara”.
Fonte: site ACRJ Por Maria Eugênia Bahia