Programa Rio em Foco debate descentralização e impactos do crescimento econômico

Investimentos públicos e privados no estado do Rio já estão se refletindo nas finanças dos municípios. Em 2012, o aumento da receita total dos municípios foi de 6,6% em relação ao ano anterior, e o interior do estado liderou este crescimento. Queimados foi o municípios que mais cresceu.

Investimentos públicos e privados no estado do Rio já estão se refletindo nas finanças dos municípios. Em 2012, o aumento da receita total dos municípios foi de 6,6% em relação ao ano anterior, e o interior do estado liderou este crescimento. Entre os municípios, Queimados, na Baixada Fluminense, foi o que mais cresceu, com 30,3% de aumento da receita, seguido de Itaboraí (24,8%), Bom Jardim (24,6%), Maricá (24,4%). Os dados são da publicação "Finanças dos Municípios Fluminenses, lançado no início deste mês. "Nos últimos quatro anos recebemos 34 novas fábricas de diversos setores da economia. Queimados ultrapassou a casa de R$ 1 bilhão em investimentos privados", afirmou o prefeito da cidade, Max Lemos, que está em seu segundo mandato.

No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira, (30/12), são debatidos os impactos deste crescimento para as cidades e de que forma eles estão ocorrendo no estado. "Hoje, os olhares dos investidores não estão voltados somente para o petróleo. Os setores automotivo, de infraestrutura e petroquímico também ganham destaque", afirma a presidente da Codin, Conceição Ribeiro.

Assista a chamada aqui

O programa Rio em Foco tem reprises aos sábados, às 17h e aos domingos, às 20h. A partir da terça-feira, dia 31/12, também é possível assisti-lo no portal. A TV Alerj também pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link