Rio é o primeiro estado a confeccionar credenciais de guia de turismo

Antes só confeccionadas em Brasília e com prazo de produção de mais de um ano, as credenciais para os guias de turismo já podem ser feitas no estado do Rio de Janeiro. O processo que antes era exaustivo para os guias ficou mais prático. As primeiras credenciais já foram entregues.

O Estado do Rio é o primeiro do Brasil a confeccionar as carteiras que antes eram expedidas por Brasília e demoravam de 8 meses a 1 ano e meio para serem entregues aos guias de turismo, gerando muita reclamação e insatisfação nos profissionais. No último dia 20 de dezembro, a Diretoria de Operações da TurisRio, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Turismo e delegada pelo Ministério do Turismo para realizar o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor, entregou as primeiras cem credenciais.

Para o secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, a confecção das carteiras no Estado é um presente para os profissionais da área. "É um feito fabuloso pela dificuldade encontrada para tirar o poder da confecção das mãos de Brasília. É uma grande conquista da Secretaria de Turismo e da TurisRio". Opinião corroborada pela guia Luiza Helena Alves, 58 anos, que recebeu a sua credencial: "Foi uma surpresa e um privilégio. A atitude valoriza a profissão de guia, além de ampliar o acesso do profissional de turismo ao órgão público e dá mais segurança aos guias", afirma.

Segundo o diretor de Operações da TurisRio, Marcos Paes, a autorização dada pelo Mtur para o Estado do Rio é um marco para as organizações do turismo do país, pois acelera e desburocratiza um processo que é exaustivo para os guias. "A iniciativa da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e da TurisRio visa a facilitar a retirada das credencias de guia e valorizar os profissionais do turismo. Com a confecção sendo realizada na cidade o tempo de espera diminui”.