Boas idéias em gestão: hotel transforma funcionários em hóspedes

Mais de 50 pessoas já passaram pela experiência e contribuíram para reduzir as falhas existentes no atendimento e estrutura do hotel. A ideia era conscientizar os funcionários do papel e importância deles para o estabelecimento. A medida trouxe resultados positivos para o Hotel.

Vencedor do prêmio Corintho Falcão na 10ª premiação da ABIH-RJ, por sua iniciativa de geração de renda nas comunidades, o Hotel Ville La Plage, em Búzios, na Região dos Lagos, também tem foco na motivação de seus funcionários.

No projeto “Um Dia como Hóspede”, que funciona também como um dispositivo de controle de qualidade do serviço, todos os que trabalham no hotel usufruem seu momento como cliente. 

A proposta é estimular os funcionários e incentivar o olhar crítico sobre o hotel, identificando pontos que podem ser melhorados. “A ideia é conscientizar nossos funcionários sobre o papel deles. Eles percebem a importância do desenvolvimento de seus serviços no dia a dia quando são colocados no papel de hóspede”, explica o supervisor de hospedagem, André Luiz Macedo.

O projeto começou há quatro anos e já envolveu cerca de 50 funcionários. No início, a procura era de em média 10 pessoas por ano, mas quando o hotel decidiu aceitar os filhos dos funcionários durante a experiência, esse número dobrou. 

Depois de se tornar hóspede por um dia, o beneficiado preenche um formulário, onde indica os pontos que podem melhorar. Se a questão apontada for uma falha no serviço, os responsáveis pela área passam por treinamento. Se for manutenção, os acertos são providenciados. A gerência avalia que o principal fruto do trabalho é a mudança de olhar dos funcionários sobre o hotel.

Localizado em Búzios, na Região dos Lagos, o Hotel Ville La Plage possui  42 quartos, piscina, spa, academia e um auditório, recém-inaugurado, para 100 pessoas.