Nesta sexta-feira, dia 29/11, será realizada a primeira edição da SeedStars World, promovido pela Seedstars Rio de Janeiro na sede da aceleradora Pipa.A grande final da competição de startups ocorrerá na Suíça, em 2014.
Realizado em outros 20 países, o encontro tem como objetivo descobrir as melhores ideias de empreendedores iniciantes no mundo. Durante a competição, cada representante deverá apresentar seu projeto para uma banca julgadora formada por empreendedores de sucesso e investidores locais. Participam do evento startups convidadas, provenientes basicamente das parcerias regionais estabelecidas pela SeedStars. Serão avaliados quesitos como o projeto, o problema solucionado, o modelo de negócios, as métricas obtidas e o time. Do segundo ao décimo colocados, os prêmios variam do acesso aos principais VC’s da Europa, à participação em programas de aceleração, a cessão de espaço para publicidade entre outros serviços.
As participantes precisam atender a alguns pré-requisitos, como terem sido fundadas há mais de dois anos, terem recebido um investimento máximo de US$ 500 mil até a data do evento, possuírem o MVP (Minimum Viable Product) pronto, terem fins lucrativos, além de o empreendedor ter fluência em inglês para fazer o pitch.
Apenas a vencedora de cada país tem garantida a participação na grande final na Suíça, onde todos os finalistas terão a oportunidade de fazer uma nova apresentação, desta vez, para uma comissão internacional formada por empresários, investidores e representantes da Seedstars. De uma repescagem feita pelo público através de voto na internet, outras cinco startups serão escolhidas, conferindo a elas, também, a oportunidade de disputar a final da competição. O projeto que se sair melhor receberá um investimento feito pela SeedStars.
Em abril deste ano o programa Rio em Foco abordou o tema, e mostrou que políticas públicas são importantes para o desenvolvimento das startups. Algumas das startups citadas nesta matéria participaram do programa. Assista aqui
No Brasil, o patrocínio global da competição é da U-Start e os parceiros regionais são 21212, Pipa, Papaya Ventures, Lab22 e Endeavor.