Capacitar os secretários de esportes para que eles aproveitem as oportunidades de negócio que chegam com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 é o foco do Programa Lidera Rio nos Esportes, que teve início na Região da Costa Verde, reunindo os gestores de Mangaratiba, Paraty e Angra.
"Londres mobilizou cerca de 500 cidades no seu entorno com o lema ´inspirar gerações´. Podemos fazer o mesmo, e através do esporte mudar a realidade de muitos cidadãos, movimentando uma cadeia produtiva que envolve os micro e pequenos negócios", explicou o consultor do Sebrae-RJ, Lúcio Macedo, que fez a palestra de abertura do encontro.
Para o vice-prefeito de Angra dos Reis, Leandro Silva, as oportunidades são muitas, e esta capacitação chega no momento certo, em que as cidades podem estabelecer parcerias e pensar regionalmente. "Este evento é um marco e quando nos damos conta da quantidade de oportunidades ficamos mobilizados. Espero que estes dois dias mantenham as nossas equipes motivadas a sair daqui e a colocar a mão na massa", disse.
Na parte da tarde, os secretários de esportes e suas equipes tiveram aula sobre como formatar o Plano Municipal de Desportos. Na quinta-feira, 28/11, a capacitação continua, na sede do Sebrae em Angra, na Rua do Comércio, 133 - 2º andar - centro. "O Fórum de Desenvolvimento Estratégico tem participado das etapas regionais e apóia esta iniciativa do Sebrae por entender que só poderemos construir um legado se estivermos preparados para enxergar as oportunidades que vão surgir para as cidades. Esta capacitação dá estas ferramentas", afirmou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.