Secretário de Esportes estuda mudanças na Lei de Incentivo ao Esporte

O secretário estadual de Esporte e Lazer, Andre Lazaroni, afirmou que está estudando mudanças na Lei estadual de Incentivo ao Esporte. O anúncio foi feito durante a abertura da Etapa Regional Baixada Fluminense do Programa Lidera Rio nos Esportes realizada na manhã desta quinta, em Nova Iguaçu.

O secretário estadual de Esporte e Lazer, Andre Lazaroni, afirmou que está estudando mudanças na Lei estadual de Incentivo ao Esporte. O anúncio foi feito durante a abertura da Etapa Regional Baixada Fluminense do Programa Lidera Rio nos Esportes realizada na manhã desta quinta-feira, em Nova Iguaçu. “Estamos num esforço conjunto de desmistificar a Lei e incentivar que as empresas e prefeituras utilizem este instrumento, interiorizando as ações da pasta. Cada vez mais me convenço que o esporte é a grande ferramenta de desenvolvimento social que os gestores possuem nas mãos”, ressaltou Lazaroni diante da platéia formada por gestores das secretarias de esportes e de educação dos municípios de Nova Iguaçu, Paracambi, Itaguaí, Seropédica, Queimados, Japeri, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé e Itaboraí.

O Programa Lidera Rio nos Esportes é fruto de uma parceria entre o SEBRAE, a Secretaria estadual de Esporte e Lazer e a ALERJ, através do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado. Nesta primeira etapa, o programa tem como objetivo capacitar os gestores municipais para que eles produzam o Plano Municipal de Desportos. Durante a capacitação também é apresentado aos secretários uma cartilha de alavancagem de recursos, contendo informações sobre as principais fontes de financiamento de projetos esportivos e como acessá-las. Atualmente, apenas 2,1% da verba destinada ao esporte pela Lei federal é captada por prefeituras. “É uma oportunidade de colocar na prática todo o potencial que o esporte possui. Com estas informações, os senhores vão sair daqui prontos para colocar os sonhos em prática. Aproveitem este momento”, disse a subdiretora do Fórum, Geiza Rocha, que representou o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo, na abertura.

Para o secretário de Esportes de Nova Iguaçu, Adriano Santos, a capacitação é fundamental para a elaboração de projetos.”Estamos tendo uma oportunidade única em nosso estado com esses megaeventos em nossa porta, porém, sabemos da importância de nos preparamos bem, não só para o evento mas para a nossa população. Os eventos serão apenas alavancas para podermos transformar a nossa cidade, daí a importância do Lidera Rio nos auxiliando a captar os recursos”, afirmou.

Participaram da cerimônia de abertura o prefeito de Japeri, Timor, o subsecretário de Governo do estado do Rio de Janeiro, Jorge Gama, e o coordenador regional do SEBRAE na Baixada, Decio Luiz Ferreira Lima. As etapas regionais prosseguem até o início de dezembro. Na semana que vem, Volta Redonda sediará a etapa Médio Paraíba, nos dias 26 e 27/11, e Angra dos Reis, a Etapa Costa Verde, nos dias 27 e 28/11.