Rio em Foco debate impactos dos incentivos à indústria do plástico

No Rio em Foco desta segunda, a superintendente da SEDEIS, Solange Graça, e o presidente do Simperj, José da Rocha, falam sobre ações e avaliam o impacto da política de incentivos para ampliar a participação e atrair novos negócios que adensem a cadeia petroquímica e de plástico no estado.

Segunda economia do País e sétimo lugar na indústria de transformação de plásticos, o Estado do Rio de Janeiro lançou um pacote de incentivos para ampliar a sua participação e atrair novos negócios que adensem a cadeia petroquímica e de plástico no estado. No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira, 25/11, às 22h na TV Alerj (canal 12 da NET), a superintendente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Solange Graça, e o presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj), José da Rocha, falam sobre as ações e avaliam o impacto desta política. "Nosso foco é que o Rio comece a fornecer para o próprio Estado, para as indústrias nas áreas de cosméticos, alimentos, bebidas e até mesmo automobilística", explica Graça.

De acordo com José da Rocha o estudo que subsidiou esta iniciativa mapeou toda a cadeia e lançou o olhar às micro e pequenas empresas, que são 45% das 450 indústrias do plastico instaladas no estado. Outro fator importante, segundo o presidente do sindicato, foi o olhar sobre a reciclagem. “Há aí um mercado muito importante e que não pode ser deixado de fora”, ressalta.

Além da visão da cadeia como um todo, o pacote reconhece a importância das parcerias para que a política dê resultados. A parceria entre o governo estadual, Simperj, Sebrae, AGERio, Codin, segundo Solange, está sendo muito importante."Hoje o país tem um problema de mão-de-obra. Nós queremos e fazemos questão de avançar essa formação da mão-de-obra, e com o apoio dos nossos parceiros, temos certeza de que vamos conseguir". O Senai, por exemplo, deve abrir uma escola de formação em Duque de Caxias. “A questão não é apenas produzir mais, é produzir mais e melhor. Já estamos com os estudos concluídos e só falta acertar alguns detalhes para a instalação da nossa escola. Vai ser uma Escola do Senai de transformação de plástico, a ser instalada em Duque Caxias, além das unidades móveis que percorrerão o estado", anunciou Rocha.

O programa Rio em Foco tem reprises aos sábados, às 17h e aos domingos, às 20h. A partir da terça-feira, dia 19, também é possível assisti-lo no portal. A TV Alerj também pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link . Assista a chamada do programa