A quinta edição do Programa Lidera Rio nos Esportes será realizada nos dias 21 e 22 de novembro (quinta e sexta-feira) no Patronato, em Nova Iguaçu. O seminário de abertura, que ocorre na quinta-feira (21/11) das 9h às 12h, no na Avenida Governador Portela, 382, centro de Nova Iguaçu, vai mobilizar prefeitos e gestores de esportes de doze municípios da região, e é aberto ao público.
Farão as palestras a professora Andréia Acioli, da UERJ, sobre as vocações esportivas da região, identificadas no Caderno de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, e o professor da FGV Lucio Macedo, que abordará o impacto econômico do esporte na economia do País e as oportunidades para o estado. "Queremos construir um legado para o estado do Rio. A capital vai recepcionar estes megaeventos, mas todo o estado pode se beneficiar do fluxo de turistas e do debate em torno da importância da prática esportiva para a saúde", explica o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo.
Os interessados em participar da cerimônia de abertura podem se inscrever pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. "O objetivo destes seminários de abertura é apresentar para a população o potencial econômico do esporte e o que pretende a capacitação que está sendo oferecida pelo Sebrae aos gestores da região, para que eles possam colocar em prática projetos", explica a subdiretora geral do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, Geiza Rocha.
Na parte da tarde, terão início as oficinas técnicas, direcionadas aos gestores públicos e técnicos da administração direta das empresas públicas, fundações e autarquias municipais responsáveis por planejar e executar ações que incentivem a prática de esportes. Nesta etapa, que se encerra às 17h do dia 6/11, serão ministradas palestras e capacitação sobre captação de recursos, Lei Pelé, Lei de Incentivo ao Esporte e execução de projetos esportivos.