Alimentação saudável começa com boa relação entre escolas e produtores rurais

Qual a qualidade da alimentação dos alunos das escolas no Rio de Janeiro? O programa Rio em Foco lança a questão e debate os avanços a partir da Lei 11.947/2009, que obriga as escolas públicas a adquirir 30% das verduras e legumes da alimentação escolar junto aos produtores rurais familiares.

Qual a qualidade da alimentação dos alunos das escolas estaduais e privadas no Rio de Janeiro? O programa Rio em Foco que vai ao ar às 22h desta segunda-feira (18/11) na TV Alerj (canal 12 da NET) lança a questão e debate os avanços a partir da Lei 11.947/2009, que obriga as escolas públicas a adquirir 30% das verduras e legumes da alimentação escolar junto aos produtores rurais familiares. "Em 2013, 482 das 1310 escolas da rede estadual compraram de pequenos produtores. Queremos dobrar este número no ano que vem", informou Daniela Mello Duarte, Coordenadora de Alimentação Escolar do Seeduc. Segundo Daniela, o principal gargalo é a logística de entrega do alimento nas escolas. "Muitas escolas não possuem meios de armazenar estes itens e eles têm que ser entregues mais vezes por semana", explicou.

Para a empresária Maria Beatriz Costa, do Planeta Orgânico, a lei representa um avanço, e em todos os fóruns internacionais de que ela participa, seu conteúdo surpreende os interlocutores. "Temos certamente uma demanda reprimida e nosso papel é sensibilizar o poder público para resolver o problema. A lei é fantástica, mas temos que implementá-la", afirma.

No programa também foram abordadas a importância da família na mudança de hábitos alimentares, a oportunidade que isso representa para os pequenos produtores, a interação de chefs de cozinha na educação dos alunos, bem como a importância de começar desde a primeira infância a educação alimentar. "Uma alimentação inadequada, se torna um perigo. Hoje, países da Europa já encaram a obesidade infantil como questão de saúde pública e nos Estados Unidos o tema já é visto como calamidade”, afirmou Maria Beatriz. 

O programa Rio em Foco tem reprises aos sábados, às 17h e aos domingos, às 20h. A partir da terça-feira, dia 19, também é possível assisti-lo no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj também pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.

Assista a chamada do programa aqui