Diretor da Faperj defende integração com microempresas

Buscar parcerias com micro e pequenos empresários na geração de conhecimento. O movimento foi defendido durante reunião da Câmara Setorial de Tecnologia do Fórum de Desenvolvimento Permanente do Estado, realizada nesta sexta-feira (08/11).  Diretor de Tecnologia da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o professor Rex Nazaré Alves disse que a aproximação entre o Fórum e a instituição que representa pode ajudar a divulgar o trabalho que é feito na área da pesquisa científica. "Precisamos, através do Fórum, divulgar aos micro e pequenos empresários da área de inovação esse trabalho feito pela Faperj. Eles são o alicerce do desenvolvimento tecnológico, e o fazem sem apoio da universidade ou das grandes empresas. Com isso conquistaremos melhores resultados", ponderou.

Também foi apresentado durante a reunião o programa Prioridade Rio, realizado pela Faperj em conjunto com as Secretarias de Estado. Através deste programa, a Faperj convoca as secretarias para selecionar as prioridades de cada pasta e, baseando-se nessas demandas, a fundação formula editais de financiamento que beneficiam apenas pesquisadores com vínculo funcional e empresas sediadas no Estado do Rio. No ano de 2012 foram R$ 8 milhões em financiamentos através da iniciativa. "Hoje há um investimento massivo do Estado na área de inovação e pesquisa, principalmente em relação a micro e pequenos projetos. Cabe ao Fórum ter conhecimento de como estão sendo feitos esses investimentos e, junto às secretarias de estado, trazer ideias e sugestões para aperfeiçoar esse desenvolvimento", definiu a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha, que mediou a reunião.