Energia limpa ainda não é solução rentável para o consumidor

O sistema energético é fundamental para a saúde do setor produtivo e a sociedade hoje exige que a energia seja limpa e renovável. No Rio em Foco dessa segunda (14/10) Rubeval Baldini, da Abeama e Clarice Ferraz, da UFRJ, falam sobre incentivos à produção de energia limpa no Estado.

Energia é essencial. E ser limpa e renovável é a exigência da sociedade de hoje. Com a segunda maior insolação do mundo, perdendo só para o Saara, e vento abundante, o país tem na energia solar e eólica um grande potencial energético, mas ainda são necessários ajustes para que elas se tornem alternativas de diversificação da matriz energética. No Rio em Foco desta segunda-feira (14/10), Clarice Ferraz, do Instituto de Economia da UFRJ, e Ruberval Baldini, da Abeama, falam sobre projetos de incentivo para a produção de energia limpa no Estado.

“A aceitação passa pelo conhecimento. Quanto mais as pessoas têm conhecimento, mais elas vão aceitar as energias alternativas”, afirma Clarice sobre o desafio da falta de informação no setor. “Conhecer uma tecnologia significa investir e acreditar nela. O usuário que compra um painel solar, por exemplo, precisa saber que o benefício não é gerar, mas deixar de gastar energia. E as escolas e universidades têm um papel fundamental na hora de disseminar a informação”, ressalta Baldini.

O governo brasileiro tem um acordo de cooperação com o governo da Alemanha, representado no Brasil pela GIZ, organização que tem um projeto chamado Fundo Solar, que tem como objetivo incentivar a geração fotovoltaica nas residencias. Por sua vez, a Gás Natural Serviços tem um projeto integrador de eficiência energética que vai desde o financiamento até o final da obra.

O programa Rio em Foco é exibido pela TV Alerj, canal 12 da NET, e tem reprises no sábado às 17h e domingos às 20h. O programa fica disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj também pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.