Fórum debate potencial da microgeração de energia no estado do Rio

O Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho realiza na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro, das 10h às 12h30, o evento “Resolução 482 da Aneel: aplicação e desenvolvimento no estado do Rio de Janeiro”, no Auditório Senador Nelson Carneiro.

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho realiza na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro, das 10h às 12h30, o evento “Resolução 482 da Aneel: aplicação e desenvolvimento no estado do Rio de Janeiro”, no Auditório Senador Nelson Carneiro. O objetivo do evento é debater os potenciais da resolução que permite que consumidores de energia elétrica possam produzir a partir de micro e minigeradores a sua própria energia e integrá-la à rede de abastecimento. “Vamos reunir representantes das concessionárias de energia do estado, da Aneel, consumidores, fabricantes, financiadores e entidades que defendem a eficiência energética para divulgar a resolução, debater os avanços e propor aperfeiçoamentos ao texto”, explica a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha.

Dentre os temas em pauta estão as diferenças entre micro e minigeração, as barreiras técnicas e legais para a disseminação da microgeração de energia no País, o impacto da Resolução do Confaz que regulamenta a cobrança de ICMS sobre os excedentes da mini e da microgeração, os financiamentos disponíveis e as exigências de conexão à rede de distribuição.

O evento, que está sendo organizado pela Câmara Setorial de Energia do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, conta com o apoio do Programa Rio Capital da Energia e é gratuito. Para se inscrever, os interessados devem enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o nome, empresa, telefone e email. O Auditório Senador Nelson Carneiro fica na Rua Dom Manoel s/n, 6º andar, Centro. O local é sujeito à lotação.

Programação completa:

10h: Abertura: Resolução 482 da Aneel: avanços e perspectivas

Hugo Lamin - Assessor da Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição da Aneel

10h10 às 10h30: As exigências de conexão à rede de distribuição

Mediadora: Maria Paula Martins – Coordenadora do Programa Rio Capital da Energia

Eduardo Camilo – Superintendente de Relações Institucionais da Light

Alexis Torres - Responsável de Regulação Técnica Comercial da Ampla

Debate

10h45: As diferenças entre micro e minigeração; as barreiras técnicas e legais para a disseminação da microgeração de energia no País

Luiz Cezar Sampaio Pereira – Diretor Geral da ENERSUD

11h: Conexão à rede do RJ sob a ótica do consumidor

Thaise Kemer – Gerente de Projetos da Giz (Agencia de Cooperação Internacional Alemã)