Revitalização da zona portuária dá novo gás à economia da região

A revitalização da Zona Portuária trouxe de volta segmentos como o imobiliário, setores produtivos e até a boemia carioca. No Rio em Foco desta semana, Alberto Gomes Silva, da Cdurp, e Daniel Kraichete, do Coletivo do Porto falam sobre os investimentos e projetos para revitalizar a região.

A Zona Portuária do Rio de Janeiro foi redescoberta. Setor imobiliário, diversos segmentos de negócios e a tradicional boemia carioca estão voltando os olhares para esta região que está se tornando um importante polo produtivo da cidade. No Rio em Foco desta semana, Alberto Gomes Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (CDURP), e Daniel Kraichete, do Coletivo do Porto, conversam sobre investimentos e projetos para a revitalização da região portuária. “A região tem potencial muito grande para se consolidar como um polo da industria criativa, mas não só, existe uma demanda muito grande de áreas comercias e vai ter espaço para isso tudo. Existe uma grande mistura e é essa mistura que vai transformar a região”, afirmou o presidente da Cdurp.

Espaços antes degradados, vêm sendo ocupados por artistas e empresas, principalmente da indústria criativa, que já percebem os efeitos da revitalização. “Trabalhei ali antes e a sensação era de imensa insegurança. Hoje você já consegue andar, o trânsito melhorou sensivelmente e isso traz alguns efeitos como maior oferta de restaurantes e comércio”, disse Daniel Kraichete.

O programa Rio em Foco é exibido pela TV Alerj, canal 12 da NET, e tem reprises no sábado às 17h e domingos às 20h. O programa fica disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj também pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.