Potencial econômico do estado estimula o crescimento de APLs

Os Arranjos Produtivos Locais estão sendo beneficiados pelo crescimento econômico do Estado. No Rio em Foco desta segunda-feira (30/09), Helena Lastres, do BNDES, e Evandro Peçanha, do Sebrae/RJ falam sobre o potencial de desenvolvimento desses APLs e suas regiões.

Criados para impulsionar o crescimento de determinadas regiões, os Arranjos Produtivos Locais são um agrupamento de empresas com atividades complementares em uma determinada região e o cenário econômico fluminense é estimulante para que micro e pequenas empresas se desenvolvam nesses APLs. O Rio em Foco desta segunda-feira (30/09) recebe a chefe do Departamento de Arranjos Produtivos Locais do BNDES, Helena Lastres e o Diretor de Desenvolvimento do Sebrae/RJ, Evandro Peçanha para falar sobre o potencial produtivo, inovativo e econômico desses sistemas produtivos. “É necessário discutir como é possível juntar conhecimentos tradicionais e científico-tecnológicos para transformar positivamente uma estrutura produtiva. Não podemos criar uma ideia de dependência e, sim, ver que atividades podem ser potencializadas e ampliadas para enraizar o impulso dado ao desenvolvimento da região”, afirmou Helena Lastres.

Com todo o empenho em desenvolver essas localidades, é essencial que a sustentabilidade seja discutida. “Essa é uma questão central no mundo hoje e as micro e pequenas empresas têm que se preocupar com as boas práticas de gestão sustentável. Elas têm que aproveitar todas as oportunidades de reduzir desperdício para a própria sobrevivência”, disse o diretor do Sebrae/RJ.

O programa Rio em Foco é exibido pela TV Alerj, canal 12 da NET, e tem reprises no sábado às 17h e domingos às 20h. O programa fica disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj também pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.