Indústria naval quer estratégia para qualificar de mão de obra

Mais de 50% dos trabalhadores da indústria naval estão no Rio de Janeiro, por isso, qualificar a mão de obra é o grande desafio do setor. No Rio em Foco desta semana Augusto Mendonça, da Abenav, e Alexandre Gurgel, da Codin, falam sobre como o setor está impulsionando a economia fluminense.

A instalação de novos e a reabertura de antigos estaleiros impulsionou a retomada da indústria naval no Rio de Janeiro nos últimos anos.

No Rio em Foco que vai ao ar na segunda-feira (23/09), Augusto Mendonça, presidente da Abenav, e Alexandre Gurgel, diretor da Codin, explicam como o setor está movimentando a indústria fluminense, produzindo embarcações de apoio, construindo  navios e, sobretudo, plataformas, o que leva o Rio de Janeiro a deter hoje mais de 50% das encomendas de todo o mercado brasileiro.

"Não falamos mais em retomada, mas sim no futuro desta indústria, que está em pleno crescimento", explica Gurgel.

O setor emprega atualmente mais de 73 mil trabalhadores, 50% dos quais estão no Rio de Janeiro, por isso, Augusto Mendonça considera que o grande desafio é a formação de mão de obra. “A gente precisa discutir uma estratégia de capacitação vertical. Alguns programas já existem, outros estão sendo implementados em parcerias com os governos do estado, federal e entidades, como a Abenav e o Sinaval”, afirma Mendonça.

O programa Rio em Foco é exibido pela TV Alerj, canal 12 da NET, e tem reprises no sábado às 17h e domingos às 20h. O programa fica disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj também pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do