Microgeração pode ser o futuro da energia no país

O Rio em Foco desta segunda (16/09) abre espaço para a discussão sobre a microgeração de energia. Paula Martins, do Rio Capital da Energia e a engenheira da Light, Priscila Ferreira falam quais incentivos estão sendo oferecidos pelo estado e concessionárias.

Nesta segunda-feira (16/09), o programa Rio em Foco, que vai ao ar às 22h, debate os desafios da microgeração de energia e mostra algumas iniciativas do Rio e de outros estados. Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) editada no ano passado abriu a possibilidade de os consumidores produzirem sua própria energia e devolver o excedente para a rede. As experiências com a chamada microgeração de energia,  ainda são pequenas (130 pedidos de conexão à rede em todo o País), mas a cada dia ganham mais força no País. 

 "Estamos fazendo um mapa do potencial de microgeração nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói e tentando atrair empresas para o estado que produzam painéis fotovoltaicos, como forma de baratear os custos de instalação de tornar o Rio exportador de serviços neste setor. Outra vertente é a capacitação de mão de obra, que estamos fazendo em parceria com a Faetec", detalhou a coordenadora do Rio Capital da Energia, Paula Martins, que debateu o tema no estudio com a engenheira da Light, Priscila Ferreira.

O programa Rio em Foco é exibido pela TV Alerj, canal 12 da NET, e tem reprises no sábado às 17h e domingos às 20h. O programa fica disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj também pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.

Assista a chamada do programa aqui