Competitividade depende de qualificação profissional

A nova dinâmica da economia fluminense exige que as empresas sejam mais competitivas. Para acompanhar esse ritmo, muitas empresas estão investindo em cursos qualificação profissional e os cursos customizados do Senai são os mais procurados.

Depois de décadas de estagnação, a economia fluminense exige mais competitividade das empresas para que elas possam acompanhar a nova dinâmica do mercado. No Rio em Foco desta segunda-feira (02/09), Allain Fonseca, Coordenador de Projetos de Educação Profissional e Alexandre dos Reis, Coordenador de Relações com o Mercado, ambos do Sistema Firjan, falam sobre os cursos customizados do Senai, elaborados especialmente para qualificar profissionais, de acordo com a necessidade e o "modus operandi" de cada empresa.

“Os programas de educação profissional têm ampla participação do mercado. São cursos onde a gente pode colaborar no aumento da competitividade e na adequação das empresas num novo cenário tanto tecnológico, quanto político-econômico”, declara Alan.
 
Para Alexandre competitividade e qualificação andam de mãos dadas: "São dois modelos que não temos mais como fugir deles: as empresas têm que investir no desenvolvimento, na formação dos profissionais, e os profissionais têm que investir neles mesmos." 
 
O programa Rio em Foco é exibido pela TV Alerj, canal 12 da NET, e tem reprises no sábado às 17h e domingos às 20h. O programa fica disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj também pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.