Alerj comemora 10 anos do Fórum de Desenvolvimento

“O Fórum é um canal permanente de negociação. Nesses 10 anos, as discussões nas câmaras setoriais serviram de subsídio para que pudéssemos mudar leis e torná-las mais eficazes. O Fórum é uma política institucional que não poderá se extinguir. É ele que traz a sociedade civil organizada e a intelectual para dentro da Alerj.” afirmou o Paulo Melo do presidente do Fórum.

“O Fórum é um canal permanente de negociação. Nesses 10 anos, as discussões nas câmaras setoriais serviram de subsídio para que pudéssemos mudar leis e torná-las mais eficazes. O Fórum é uma política institucional que não poderá se extinguir. É ele que traz a sociedade civil organizada e a intelectual para dentro da Alerj.” (deputado Paulo Melo)

A Assembleia Legislativa festejou na manhã desta terça-feira, no plenário do Palácio Tiradentes, os 10 anos do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio de Janeiro. A partir do tema Rio de Janeiro: presente e futuro”, representantes das entidades que compõem o Fórum falaram sobre desenvolvimento sustentável, agronegócio, educação, infraestrutura e tributação. O Presidente da Alerj e do Fórum, o deputado Paulo Melo (PMDB), abriu a cerimônia relembrando as atuações da entidade ao longo da última década, como, por exemplo, na crise de abastecimento de gás natural veicular e na consolidação da Lei de Inovação Tecnológica.

“O objetivo do Fórum é aproximar a sociedade civil organizada, o setor produtivo e o Legislativo. Essa associação tem rendido bons frutos, contribuindo com discussões e oferecendo soluções e subsídios amparados pelas câmaras setoriais”, afirmou o presidente.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ressaltou a importância de o Estado do Rio ter entidades reunidas com o Poder Legislativo estadual: “O avanço em agricultura com baixa emissão de carbono, inovação tecnológica e captação de recursos renováveis fazem do Rio de Janeiro uma vitrine para o país no campo do desenvolvimento sustentável”.

Ex-ministro da Fazenda e presidente do Conselho de Empresas de Políticas Econômicas da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Marcílio Marques Moreira elogiou a participação dos diversos grupos envolvidos no Fórum: “A sociedade civil, os empresários, a academia, as associações dialogam com o Poder Legislativo. Dessa forma, os desafios podem ser mais facilmente superados e as oportunidades melhor aproveitadas”.

Para o professor Paulo Alcântara, presidente da Rede de Tecnologia, o Fórum “é o espaço democrático onde os poderes constituídos discutem os temas estratégicos do desenvolvimento”. O reitor da UENF, Silvino Paiva, falou em nome das universidades, ressaltando que “todas as câmaras setoriais têm que estar focadas na educação”. E, representando o setor de agronegócios, Rodolfo Tavares, presidente da Faerj, disse: “nos orgulhamos desses 10 anos. Somente com o exercício da democracia e respeitando o estado democrático, se pode realmente alcançar o desenvolvimento”.

Além dos representantes das 36 entidades que compõem o Fórum, também estiveram presentes os deputados Roberto Henriques (PSD), Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), Jânio Mendes (PDT).

(Iara Cruz)

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br/images/images/eventos/galerias/2013/forum

Assista a cobertura completa feita pela TV Alerj