Em matéria publicada em 2011 o Fórum divulgou a publicação do professor Jorge Miditieri, que montou um roteiro contendo as 25 igrejas do Centro do Rio de Janeiro. Neste clima de Jornada Mundial da Juventude, o Fórum recupera o post e republica a matéria, que também é um convite a mergulhar nos símbolos e na história do nosso estado e do País. Divirta-se.
A história das igrejas do centro do Rio refletem a fé católica do povo da cidade. Com o passar dos anos, a devoção dos fiéis transformou toscas capelas em grandes igrejas e pequenas igrejinhas em templos suntuosos. É o que mostra o livro de Jorge Miditieri, Peregrinação Turística a 25 Igrejas do Centro do Rio de Janeiro. O autor reuniu 25 igrejas e nos apresenta, nesse guia, o roteiro de peregrinação, com mapa e detalhes históricos de cada uma delas.
“A ideia foi fazer uma peregrinação católica em algumas igrejas do centro do Rio. Em outras proporções, mas alusiva ao Caminho de Santiago de Compostela.”, disse Miditieri.
Fazer esse caminho pode ser a oportunidade perfeita para conhecermos um período da nossa história, proporcionando momentos de tranquilidade fugindo do agito do centro urbano.
O autor está preparando um guia das igrejas de Niterói.