A cachaça fluminense, reconhecida internacionalmente, já foi tema do Rio em Foco

Cachaça fluminense ganha destaque internacional. Produtores incentivados pelo Prosperar, da Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro, receberam quatro medalhas de ouro e três de prata. Em 2014, Florianópolis vai sediar o concurso Mundial de Bruxelas.

Qualidade e profissionalismo puseram a cachaça fluminense na lista das melhores do mundo. Depois da Cachaça da Quinta, produzida em Carmo, na Região Serrana, conquistar a premiação máxima no Concurso Mundial de Bruxelas a “branquinha” fluminense voltou a colher os louros na versão nacional do “Oscar” dos destilados. 

Cinco cachaças do Rio de Janeiro levaram quatro medalhas de ouro e três de prata, na última semana em Florianópolis, dando ao estado o maior conjunto de premiação no evento. Agroindústrias incentivadas pelo programa Prosperar, da Secretaria de Agricultura, tiveram seus rótulos contemplados: com o ouro, a Fazenda Soledade Jequitibá, Werneck Prata, São Miguel Cerejeira, da Quinta Branca; e com a prata, Werneck Tradicional, Reserva do Nosco e Reserva do Nosco Envelhecida. 

O secretário Christino Áureo disse que o Prosperar já financiou cerca de R$ 1 milhão para a construção de alambiques além da assistência técnica, legalização de agroindústrias e apoio à comercialização. Para fortalecer a atividade, a Secretaria está elaborando parceria com a Apacerj (Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio) e o Sebrae. 

O Brasil sediará em 2014 o concurso Mundial de Bruxelas, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, nas vésperas da Copa, em Santa Catarina. O evento deverá receber mais de mil amostras de destilados de todo o mundo.

Com cerca de 45 estabelecimentos legalizados, O Rio de Janeiro é tradicional na produção da bebida, mas ainda existe uma parcela na informalidade.Essa informalidade foi um dos assuntos debatidos no programa Rio em Foco. 

Assista aqui: www.rioemfoco.rj.gov.br/?p=718