Processo digital pode viabilizar mais investimentos para a produção cinematográfica

A digitalização da indústria cinematográfica já está consolidada e implantada em quase todo o mundo. Mas, no Brasil esse processo ainda está lento. O Rio em Foco desta segunda (24/06) conversa com Bruno Sá e Jorge Peregrino sobre o processo de digitalização na produção cinematográfica brasileira.

Com custos de produção e distribuição mais baratos, a tecnologia digital já está consolidada na indústria cinematográfica. Implantado em praticamente todos os países há tempos, a digitalização já entra numa segunda fase que é a transmissão digital via satélite. Mas, no Brasil, a digitalização das salas de exibição segue em passos lentos, apesar do crédito oferecido pela Ancine. Para debater os impactos dessa tecnologia, o Rio em Foco desta segunda (24/06) recebe Bruno Sá, responsável técnico do Grupo Estação e Jorge Peregrino, presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do município do Rio de Janeiro. “Como o custo da digitalização é mais barato, permite que cinemas menores sejam supridos com cópias, permitindo também que os distribuidores independentes passem a apostar mais. Em tese, isso permite uma maior variedade na programação dos filmes”, afirma Jorge Peregrino.
 
O programa Rio em Foco é exibido pela TV Alerj, canal 12 da NET, às segundas, 22h, com reprise aos sábados, às 17h e domingos às 20h. A partir desta terça-feira, 25/06, o programa estará disponível também no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj também pode pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/sintonia.do.