ALERJ sedia debate sobre boas práticas em Compras Públicas

No próximo dia 12 de junho, às 8h30, a ALERJ sediará um debate sobre os desafios e gargalos das compras públicas sustentáveis. O evento é direcionado aos gestores públicos, bem como às empresas fornecedoras.

No próximo dia 12 de junho, às 8h30, o Plenário Barbosa Lima Sobrinho, da ALERJ, sediará um debate sobre os desafios e gargalos das compras públicas sustentáveis. “Vamos debater as boas práticas, e os principais desafios que envolvem as compras públicas sustentáveis”, resume Geiza Rocha, subdiretora-Geral do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do evento.

Entitulado “Compras Públicas Sustentáveis no Estado do Rio de Janeiro: Fazendo Acontecer“, o evento é direcionado aos gestores públicos federais, estaduais e municipais, bem como às empresas fornecedoras. Ao todo serão quatro mesas, que abordarão os desafios e gargalos das compras públicas – dentre eles o de refletir a legislação nos termos de referência, da certificação e da análise do ciclo de vida dos produtos –, a construção sustentável e a alimentação, e os casos de sucesso. “São painéis curtos, mas que buscam apresentar a complexidade do tema e como ele é multifacetado”, aponta Geiza.

O evento, que será presidido pelo presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e do Fórum de Desenvolvimento, deputado Paulo Melo, terá início às 8h30 com previsão de término às 14h. Segundo a subdiretora-geral, a proposta do evento surgiu durante reunião da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável, do Fórum. “O grupo definiu que uma de suas contribuições para sedimentar o caminho em direção a uma economia mais verde é o estímulo à adoção dos critérios de sustentabilidade nas compras públicas. A partir daí fomos buscar a experiência de órgãos que estão se preparando ou que já realizaram compras sustentáveis para que eles possam compartilhar suas experiências e o aprendizado que vem acumulando ao longo deste processo”, explica. 

 De acordo com o Portal de Compras do Governo Federal foram adquiridos de janeiro a novembro de 2012 aproximadamente R$ 29,4 milhões em bens e serviços com critérios ambientais (200% mais que em 2010). Hoje são mais de 750 itens cadastrados como sustentáveis no Sistema Federal de Catalogação de Material. “Mas isso é apenas a ponta do iceberg. Não estão contabilizados aqui nem as compras feitas pelos estados, nem as municipais, que estão construindo as bases legais para que estas compras aconteçam”, explica Geiza.

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro foi criado pela ALERJ e reúne hoje 36 entidades da sociedade civil organizada e universidades. Além destas entidades, participam como apoiadores deste evento a Fiocruz, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Brasil Pnuma, a GesRio, além das secretarias estaduais de Planejamento e Gestão, do Ambiente, de Agricultura e Pecuária, de Educação, de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, o IBAM, a EMOP, o Inea, a Pesagro e o Instituto Universidade Ambiental.  

O evento é gratuito. Para inscrever-se basta encaminhar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando telefone de contato, nome completo, instituição e cargo. Para mais informações basta ligar para (21)2588-1352. O Plenário Barbosa Lima Sobrinho fica localizado no Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março, s/n – Praça XV – Centro – Rio de Janeiro.