Fórum alerta para uso excessivo de diesel na geração de energia barata

O País corre risco iminente em relação ao abastecimento de energia caso os geradores diesel não sejam utilizados em horário de ponta. A afirmação foi feita, por Péricles Pinheiro Filho, estudioso de Geração Distribuída de Diesel na Ponta, durante reunião da Câmara Setorial de Energia do Fórum.

 

O País corre um risco iminente em relação ao abastecimento de energia caso os geradores diesel não sejam utilizados em horário de ponta. A afirmação foi feita, nesta sexta-feira (24/05), por Péricles Pinheiro Filho, estudioso de Geração Distribuída de Diesel na Ponta (GDDP), que participou da reunião da Câmara Setorial de Energia do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico. “Essa geração feita à base de diesel não é considerada nos cálculos de planejamento elétrico da Aneel (a Agência Nacional de Energia Elétrica). Hoje, ninguém tem dados concretos sobre o quanto está sendo gerado desta maneira”, advertiu. Além de Pinheiro Filho, outros especialistas estiveram no encontro para debater as questões e implicações que envolvem a área energética e sua relação com a economia brasileira.

Os participantes da reunião chamaram atenção para o fato de estar se transformando em prática comum empresas fazerem uso do diesel para geração de energia barata nos horários de ponta (entre 17h30 e 20h30). Isso, de acordo com Pinheiro Filho, traz riscos para o País, que vão desde o maior nível de emissões de poluentes até erros estratégicos no desenvolvimento da matriz energética que podem levar a futuros apagões. “O custo médio da energia elétrica no Brasil aumenta 500% nos horários de ponta, o que leva ao uso, pelas empresas, de geradores a diesel para fugir deste crescimento na tarifa. Mas, como o cálculo do preço da energia é feito baseado nesta diferença, as concessionárias de energia podem ter que transferir para o pequeno usuário o déficit de receita”, apontou o estudioso.

A secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha explica a importância de se discutir o tema: “As grandes empresas estão deixando de usar geradores de forma emergencial para usar de forma constante e o diesel é altamente poluente. Apesar da questão energética ser de âmbito federal, o Estado do Rio de Janeiro tem potencial para ajudar a construir outras formas de geração, como foi feito na experiência do gás natural, além de fomentar o debate”. O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico é um órgão vinculado à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

(Texto de Fábio Peixoto)