Lixo: Municípios se organizam para não perder verbas federais

O que é preciso para que os municípios deem o tratamento devido ao lixo? As prefeituras fluminenses estão correndo contra o tempo para atender às exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos que determina que todo o lixo produzido no país terá que ser encaminhado para local adequado. O prazo para atender a essa exigência é  agosto de 2014, depois disso, quem não estiver dentro dos padrões, pode perder as verbas federais.

As dificuldades de adequação ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos e os desafios da implantação de uma gestão integrada e sustentável são o tema em debate no Rio em foco desta segunda (27/05), que recebe o Coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria Estadual do Ambiente, Osmar Oliveira Filho e João Eustáquio, presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais do Meio Ambiente (ANAMA). “O primeiro passo para que o plano de resíduos sólidos seja eficiente é o engajamento dos municípios. Eles vão ter que estar embuídos no sentido de fazer valer a legislação que precisa ser aplicada”, afirma João.

O programa vai ao ar às 22h, a TV Alerj pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises no sábado, às 17h e domingo, às 20h. A partir do dia 21 de maio, o programa estará disponível também no portal do Rio em Foco.