Royalties do pré-sal podem permitir salto de qualidade na Educação

Para gerar qualidade na educação é essencial o investimento na formação de professores. O Rio em Foco desta segunda-feira (20/05) recebe Claudia Costin, e Paulo Alcântara Gomes para debater os impactos dos royalties do pré-sal para a Educação.

A Educação é o diferencial no desenvolvimento de um país. Por isso, investimentos e uma boa gestão são fundamentais para gerar qualidade no ensino. O impacto da proposta do governo federal de destinar os recursos dos royalties do petróleo para a educação foi o ponto de partida do programa Rio em Foco desta segunda-feira (20/05), para uma análise do que precisa ser feito para que o País dê o salto de qualidade necessário para revolucionar a Educação. O programa é exibido às 22h na TV Alerj, no canal 12 da NET.

Neste debate, a secretária de Educação do município do Rio de Janeiro, Claudia Costin, e o presidente da Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec), Paulo Alcântara Gomes ressaltaram a importância de sair do lugar comum e construir um plano que transforme a dinâmica de ensino nas salas de aula. “Só se melhora a educação investindo na formação de professores, mas não em qualquer formação. É uma formação centrada nas competências, tendo uma política educacional única e clara. Nós temos que ter um projeto nacional de Educação”, ressalta Claudia Costin. 

Para o presidente da Redetec, é importante reunir professores, salas de aula e alunos no século XXI, e isso passa por utilizar a tecnologia como ferramenta de ensino. “Está na hora de virarmos a página e usarmos os recursos dos royalties para estimular na prática a geração de programas inovadores que transformem esse processo pedagógico”, afirma Paulo Alcântara Gomes.

O programa vai ao ar às 22h, a TV Alerj pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises no sábado, às 17h e domingo, às 20h. A partir do dia 21 de maio, o programa estará disponível também no portal do Rio em Foco (www.rioemfoco.rj.gov.br).

Assista aqui a chamado para o programa.