O sucesso da sua ideia depende de colaboração

O primeiro passo para desenvolver uma ideia é compartilhá-la. Gerar um ambiente colaborativo é fundamental no estágio inicial de uma empresa. Para conversar sobre startups o Rio em Foco desta segunda (22/04) recebe Claudio Nasajon e Paulo Roberto Cezar de Andrade.

Uma boa ideia pode gerar bons negócios. Mas esse é só o primeiro passo e para que ela se desenvolva, precisa ser compartilhada, podendo gerar negócios ainda maiores. Criar um ambiente colaborativo é essencial no estágio nascente de uma empresa. O Rio em Foco desta segunda (22/04) conversa sobre startups com Claudio Nasajon, diretor da Nasajon Sistemas e com o gestor de projetos de Startups do Sebrae-RJ, Paulo Roberto Cezar de Andrade. “Ideia não vale nada. Enquanto não tiver validação, não tiver sido testada se funciona no mercado, não tiver infraestrutura, não tiver sido explorada, essa ideia vale zero. E se não compartilhar essa ideia com outros, ela vale menos ainda. Quem desenvolve a ideia é que vai pra frente”, afirma Nasajon. 

O estado passa por um momento bastante favorável ao nascimento de startups. Cinco das nove aceleradoras de startups do projeto Startup Brasil estão no Rio de Janeiro e o Sebrae/RJ pretende ser o canal para a capacitação e formalização dese tipo de negócio no estado. Em 2012, uma pesquisa do Sebrae sobre empreendedorismo digital aponou que 45% das startups não estão formalizadas, mas querendo se formalizar. O empreendedor, que geralmente não tem experiência, tem hoje um ecossistema vantajoso e cabe a ele buscar o conhecimento que o mercado tem para oferecer.

O programa vai ao ar às 22h, a TV Alerj pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises no sábado, às 17h e domingo, às 20h. A partir do dia 23 de abril, o programa pode ser assistido também no portal do Rio em Foco (www.rioemfoco.rj.gov.br).