Rio em Foco reúne secretários de estado para debater inovação

O programa Rio em Foco da próxima segunda-feira (01/04) reúne os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, e de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, para discutir a importância de investir e estimular na Inovação para o desenvolvimento do estado. O programa apresentou ainda iniciativas como a da criação de um parque tecnológico direcionado ao setor metal mecânico, na Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro. "O estado recebe hoje diversas iniciativas de centros de pesquisas, de inovação das empresas, de parques tecnológicos, mas isto está muito solto. Então a probabilidade de ocorrer sobreposições é muito grande. A Secretaria de Ciência e Tecnologia já assimilou a importância de criar um portal para informar o que está ocorrendo agora e vai criar um sistema fluminense de parques tecnológicos para que as iniciativas não se sobreponham", analisou Tutuca.

Para Bueno, o motivo de grandes empresas como a Nissan investirem no Rio está relacionado às políticas industriais que incentivam a criação de parques tecnológicos e a existência de mercado. "É o mercado que impulsiona a inovação. O desenvolvimento econômico de qualquer espaço geográfico depende do aumento da produtividade, que, por sua vez, depende da inovação e tecnologia que esse espaço geográfico pode oferecer", afirma.

Também foram debatidos os gargalos para incentivo à inovação, alvo de um programa recentemente anunciado pela presidenta Dilma Rousseff, o Inova Brasil, que vai oferecer R$ 33 bilhões para que empresas façam inovação tecnológica. Segundo estudo do BID divulgado recentemente sobre o Sistema Estadual de Inovação, um dos desafios urgentes está em disseminar a cultura da inovação nas universidades e nas empresas, estimulando a relação entre ambos. "As empresas tem que liderar o processo de inovação. Como conseguimos criar financiamento para que o empresário possa inovar é o desafio", defende Bueno.

O programa vai ao ar às 22h, a TV Alerj pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises no sábado, às 17h e domingo, às 20h. A partir do dia 5 de março o programa pode ser assistido também no portal do Rio em Foco.

Assista aqui a chamado do programa