Papel dos municípios na Inovação será tema de evento

Universidades, agências de fomento, representantes estaduais e municipais vão debater qual a importância da inovação no seminário “O papel do município na inovação: incentivo e estratégia de desenvolvimento” ”, que será realizado no dia 9 de julho.

Qual a importância da inovação para o desenvolvimento? Essa vai ser uma das questões que universidades, agências de fomento, representantes estaduais e municipais vão debater no seminário “O papel do município na inovação: incentivo e estratégia de desenvolvimento”, que será realizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio no dia 9 de julho. Serão convidados para o evento os 92 municípios do estado para participar do evento que trará cases de sucesso, atividades práticas, e ferramentas para estimular e disseminar a cultura da inovação.

O evento tem como objetivo apresentar metodologias já experimentadas para que os gestores públicos reconheçam a vocação de seus municípios e valorizem a inovação no processo de atração de empresas. A formatação do seminário foi definida em reunião da Câmara Setorial de Tecnologia ocorrida na manhã desta terça-feira (12/03). "Ainda vamos realizar mais um encontro para fechar a lista de entidades e de convidados que serão mobilizados para este evento. Mas já avançamos muito neste encontro ao construir o consenso de que sem o apoio dos municípios é mais complicado disseminar a cultura da inovação, já que eles são parceiros importantes e podem ser diretamente beneficiados com o bom funcionamento da hélice tríplice (formada pelo governo, empresas e universidades)", explicou a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha. A próxima reunião está marcada para o dia 9 de abril na sede da Associação Brasileira de Educação (ABE). Participaram do encontro representantes da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), da PUC-Rio, Fecomércio, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeis), ABE, Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec), Uezo, Instituto Nacional de Tecnologia e Clever Pack.