Biodiesel de óleo de cozinha pode ser o combustível oficial da Copa

O Rio em foco dessa segunda-feira (18/03) apresenta o projeto Bioplanet que recicla óleo de cozinha usado e transforma em biodiesel. O objetivo do projeto é implantar 40 Arranjos Produtivos Locais nas cidades sede e centros de treinamento da Copa de 2014.

O Rio de Janeiro recebeu o primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) de uma série de 40 que deverão ser instalados nas cidades sede e centros de treinamento da Copa de 2014 para promover o uso de biodiesel produzido com óleo de cozinha usado.

No Rio em Foco dessa segunda-feira (18/03) Vinícius Puhl, um dos coordenadores do projeto, e Edson Freitas, presidente da Associação Brasileira da Cadeia de Sustentabilidade Ambiental do Pet (Abrepet) e do Polo Industrial de Sustentabilidade do Rio de Janeiro, falam sobre a importância de conscientizar a população para o estrago que o óleo de cozinha provoca no meio ambiente e de ensiná-la a dar o correto destino a ele. “A base maior desse projeto está na escola porque a gente faz algo não só de imediato, mas também para o futuro, já que estamos agregando valor a um resíduo que tem um potencial poluente muito grande”, ressalta Edson Freitas.

No Brasil, que detém a maior reserva de água doce do mundo, 1 bilhão e 500 milhões de litros de óleo de cozinha são descartados por ano, poluindo rios, lagoas e oceanos, segundo dados da Casa Civil da Presidência da República.

A TV Alerj pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises no sábado, às 17h e domingo, às 20h. A partir do dia 5 de março o programa está disponível também ser assistido também no portal do Rio em Foco (www.rioemfoco.rj.gov.br).