Rio em Foco debate soluções para as catástrofes ambientais

No mês em que as “Águas de Março”, descritas pelo poeta Tom Jobim, fecham o verão e se tornam alvo constante de preocupação, o programa Rio em Foco desta segunda conversa com Flavio Erthal, presidente do Departamento de Recursos Minerais (DRM) e com o consultor Fabio Amaral.

No mês em que as “Águas de Março”, descritas pelo poeta Tom Jobim, fecham o verão e se tornam alvo constante de preocupação e de alerta, o programa Rio em Foco desta segunda-feira (11/03) conversa com Flavio Erthal, presidente do Departamento de Recursos Minerais (DRM) e com o consultor Fabio Amaral. De acordo com Erthal, para que escorregamentos e tragédias sejam evitadas “precisamos de políticas públicas para áreas de risco, habitação e a ocupação dos espaços urbanos, uma coisa está ligada na outra. É necessário ter políticas comuns”. Ele ressalta, ainda, que a integração entre os entes federais, estaduais e municipais no pós acidente é o principal desafio.

O programa debateu ainda soluções para transformar informações técnicas e mapeamentos, como o que o DRM está fazendo das áreas de risco iminente nos municípios, possa servir como ferramentas de prevenção e não de remediação de desastres. Segundo o DRM, mais de 47 mil pessoas moram em áreas de risco no Estado. Só a cidade do Rio tem em média 30 chuvas por ano, como a última registrada na terça-feira (dia 5 de março).

A TV Alerj pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises no sábado, às 17h e domingo, às 20h. A partir do dia 5 de março o programa pode ser assistido também no portal do Rio em Foco (www.rioemfoco.rj.gov.br)