Rio em Foco reestreia abordando os desafios da sustentabilidade

O Rio em Foco desta segunda traz os desafios da construção de um Brasil sustentável. Mariana Meirelles do CEBDS e Haroldo Matos de Lemos, do PNUMA, apresentam o Visão Brasil 2050,documento com metas e ações que empresas e governos precisam estabelecer para chegar à sustentabilidade.

A construção de um Brasil sustentável, sem violência contra as crianças e menos desigual passa por ações integradas entre sociedade, empresas e governos. E pressupõe uma mudança de comportamento e atitude. No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (4/3), às 22h na TV Alerj (canal 12 da NET), a vice presidente executiva do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Mariana Meirelles, e o presidente do Instituto Brasil PNUMA, Haroldo Mattos de Lemos debateram o desafio de trilhar este caminho, a partir de uma plataforma, já criada, o Visão Brasil 2050.

O documento, desenvolvido pelo CEBDS, sugere um caminho que garanta atividade econômica e vida humana mais sustentável no planeta em 2050, quando estima-se que teremos 9 bilhões de habitantes na terra, 2 bilhões a mais do que temos hoje. “Esse documento pretende ser uma referência no diálogo entre o setor empresarial, o setor publico e a sociedade porque essa é uma decisão compartilhada”, comenta Mariana.

O papel dos governos, com políticas de incentivo para uma economia verde, a valorização do produto sustentável pela sociedade e a importância da educação nesse processo são alguns dos passos que precisam ser dados até 2020. O programa aborda ainda a importância de ações para disseminar o tema da sustentabilidade a partir de ações práticas, e apresenta o projeto Rio Cidade Sustentável, destinado a áreas urbanas de baixa renda.

Na sua primeira versão, realizada na cidade do Rio nos morros do Chapéu Mangueira e Babilônia, 12 empresas de diversos setores trabalham em 7 frentes de atuação oferecendo aos moradores capacitação e orientação para ações sustentáveis.

A TV Alerj pode ser sintonizada seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises no sábado, às 17h e domingo, às 20h. A partir do dia 5 de março o programa pode ser assistido também no portal do Rio em Foco (www.rioemfoco.rj.gov.br)