Plano Estadual de Cultura do RJ está disponível para consulta na internet

Está disponível desde 14/12 para consulta pública a minuta do Plano Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, produzido pela Secretaria Estadual de Cultura. Os interessados podem participar da elaboração da política pública que planeja o desenvolvimento da cultura nos próximos 10 anos.

Já está disponível desde o dia 14 de dezembro para consulta pública na internet a minuta do Plano Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, produzido pela Secretaria Estadual de Cultura (SEC) a partir de uma série de debates setoriais e regionais. Os interessados no tema podem participar da elaboração da política pública que planeja o desenvolvimento da cultura fluminense nos próximos dez anos.  Para acessa-lo, basta clicar aqui

A minuta do Plano Estadual de Cultura contém seis eixos que abarcam diretrizes e respectivas estratégias: Cultura e Cidadania; Cultura, Diversidade, Patrimônio e Memória; Cultura, Educação e Juventude; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Gestão da Cultura e Financiamento da Cultura.

O plano integrará o Sistema Estadual de Cultura, um modelo participativo de gestão de políticas públicas de cultura – que está sendo implementado pela SEC, cuja estrutura será definida em Projeto de Lei, a ser encaminhado à Assembleia Legislativa no início de 2013.

Qualquer pessoa ou entidade pode enviar comentários, críticas e sugestões. “Trata-se de um planejamento de longo prazo que contempla os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro”, ressalta Simone Amorim, da SEC. O plano pode ser acompanhado ainda pelas redes sociais a partir do Facebook  do Twitter.

Em outubro a Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro realizou uma reunião em que foram apresentadas as bases do plano. Em fevereiro de 2013, o tema será retomado pela Câmara Setorial de Economia Criativa. “A Secretaria de Cultura está num momento crucial, que é o de recebimento de sugestões. Após a consolidação do texto ele será encaminhado à ALERJ para a aprovação do Parlamento. Por isso as entidades e integrantes do Fórum estão atentos e estudando o tema, para que o plano reflita de fato um caminho sustentável para a Cultura em nosso estado”, ressalta a subdiretora-geral do Fórum, jornalista Geiza Rocha.