A preferida de Brigitte Bardot: inteligente e sustentável

Búzios está recebendo investimentos de 40 milhões de reais para se tornar a primeira Cidade Inteligente da América Latina. Projeto inovador em energia e infraestrutura urbana pretende reduzir o consumo de energia e emissão de poluentes, além de educar a população para o consumo sustentável.

A Búzios de Brigitte Bardot que não tinha água encanada, telefone ou energia elétrica não existe mais. Hoje, a cidade pretende ser uma das mais inteligentes do mundo, uma Búzios do século XXI.

Para se transformar na primeira cidade inteligente da América Latina estão sendo investido 40 milhões de reais pela Ampla. Aumentar a eficiência no consumo de energia e diminuir o desperdício são os objetivos das medidas implantadas pela distribuidora local de energia. A cidade foi escolhida por ter cerca de 10 mil clientes, ideal para um projeto piloto, um consumo de energia bastante significativo, quase duas vezes o consumo da média nacional e tem um território pequeno. Um dos objetivos é reduzir a emissão de poluentes e, para isso, é importante, por exemplo, usar carro elétrico. Quatro carros elétricos e duas bicicletas estão em operação, mas o carro é dois terços mais econômico. Já existe também um eletroposto para carregar os carros e já estão previstos mais cinco para incentivar o uso de veículos elétricos.

Outra iniciativa que ajudou a Cidade Inteligente a ganhar a boa colocação foi a coleta de lixo reciclável. Desde o início do ano, quem leva resíduos que possam ser reaproveitados para os postos de coleta tem descontos na conta de luz. O material vai para a Cooperativa de Catadores de Búzios, que reúne cerca de 30 pessoas.

A Rua das Pedras, a mais badalada do balneário, ganhou uma rede wi-fi gratuita. Uma turbina de energia eólica está em fase de testes. Por enquanto, ela fornece energia para o showroom do projeto, mas a ideia é que outras sejam instaladas em lojas e pousadas. As principais fontes de energia do centro de controle do projeto são limpas e renováveis. A força do vento e a luz solar asseguram 65% de toda a energia consumida no prédio.

A nova geração de medidores de luz digitais que a maioria dos brasileiros só conhecerá daqui a alguns anos já é realidade em Búzios. 222 novos medidores de luz já foram instalados na cidade e a previsão, até setembro do ano que vem, é que 6 mil equipamentos iguais a esses sejam instalados em Búzios. O equipamento é conhecido como medidor inteligente. Os principais benefícios para o cliente são a geração distribuída e a possibilidade de gerar a própria energia. Essa energia excedente pode ser injetada na rede e o consumidor receber crédito por ela. Uma bomba movida a energia solar succiona a água doce do subsolo para uma ducha depois do banho de mar. São 12 chuveiros movidos a energia solar que vão refrescar os banhistas sem ruído ou poluição.