Rio em Foco analisa finanças dos municípios e impacto da redistribuição dos royalties na economia fluminense

O programa Rio em Foco desta segunda-feira aborda o lançamento do anuário Finanças dos Municípios Fluminenses, com a presença do secretário de Desenvolvimento, Julio Bueno, e do economista e editor do anuário, Alberto Borges. O programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Alerj.

O anuário das finanças dos municípios fluminenses mostra o bom desempenho de 2011. Das 92 cidades fluminenses, 78 cresceram suas receitas no ano. Mas esse quadro pode não se repetir em 2012, caso as regras para a distribuição dos royalties venham a mudar. Para falar sobre estes cenários e o impacto na vida dos cidadãos fluminenses, o Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (12/11) às 22h na TV Alerj entrevista o economista e editor do anuário, Alberto Borges, e com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno. "Caso seja sancionada esta lei, alguns municípios terão de se reinventar. Estamos falando de um impacto de menos R$ 500 milhões de um ano para o outro em algumas cidades", explicou Borges. 

O programa aborda, ainda, as ações que estão sendo tomadas para dinamizar a economia da Região Metropolitana, que contém nove dos 100 municípios mais pobres do país. "A dinamização da área é o desenvolvimento econômico, é a geração de empregos, renda e de transferência de renda para esses municípios. É isso que está acontecendo nesse momento", explicou o secretário, citando os projetos previstos para São Gonçalo.

A TV Alerj passa no canal 12 da NET. Para sintonizar a TV Alerj, basta  acessar www.tvalerj.tv/Sintonia.do. O Rio em Foco tem reprises no sábado, às 17h e domingo, às 20h.