Fórum debate Plano Estadual de Cultura

Nesta terça-feia, dia 30, o Fórum discutiu com representantes da Secretaria de Estado de Cultura as diretrizes e estratégias do Plano, elaborado pela pasta. O encontro contou com as Câmaras Setoriais de Economia Criativa, de Cultura, Turismo e Esportes e de Comércio de Bens e Serviços.

Nesta terça-feira, dia 30 de outubro, o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado reuniu as Câmaras Setoriais de Economia Criativa, de Cultura, Turismo e Esportes e de Comércio de Bens e Serviços e representantes da Secretaria de estado de Cultura para dialogar sobre os eixos, diretrizes e estratégias do Plano Estadual de Cultura.

A coordenadora do Plano, Simone Amorim ressaltou que houve mudanças nas relações entre cultura e economia e pontuou os principais aspectos do projeto. “Precisamos considerar as questões artísticas e culturais na atualidade, pensar no consumo da cultura, nos fatores tecnológicos que hoje impactam nela, no mercado de trabalho artístico e em sua capacitação”, explicou Amorim, ressaltando que este é um plano de dez anos e que deverá tramitar no ano que vem na ALERJ.

O coordenador do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Delmar José Cavalcante, completou a apresentação de Amorim, destacando a importância dos fóruns regionais e setoriais na construção do plano. “Não dá para pensar uma política para todo o Estado baseando-se na Região Metropolitana, por exemplo. Temos que olhar para as particularidades das regiões. O momento é de foco no Plano Estadual, mas teremos que fomentar discussões de cunho específico”, afirmou Cavalcante.

O Plano Estadual de Cultura tem seis eixos: cidadania; diversidade, patrimônio e memória; educação e juventude; desenvolvimento sustentável; gestão da cultura; e financiamento e incentivo da cultura. Dentre os próximos passos para a finalização do plano, está o de realizar 14 encontros nos seguintes setores: cinema; dança; TV e novas mídias; música popular; música clássica; teatro; design; artes visuais; livro e literatura; museus; patrimônio material; patrimônio imaterial; e moda. A ideia, com essas reuniões, é levar à tona os planos e discussões que irão subsidiar as políticas a serem desenvolvidas para cada um desses setores, pela SEC-RJ.

A proposta que surgiu no encontro foi a de que a consulta pública que iniciará o ciclo de debates regionais seja realizada pelo Fórum no Plenário da Alerj, ainda em novembro, com a parceria da comissão de cultura da ALERJ. Na ocasião seriam apresentados ao público a minuta do Plano Estadual da Cultura e a do Sistema Estadual da Cultura. "É uma forma de aproximar a população do plano e permitir que os cidadãos possam de fato participar desta construção", explica a secretaria-geral do Fórum, Geiza Rocha.