Rio terá site com mapeamento da atividade cultural de todas as cidades

Mapa de Cultura do Estado do Rio e elaborado pela Secretaria de Estado de Cultura, foi apresentado em evento promovido pela Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, nesta quinta-feira (27/09), na sede do Sebrae, Centro do Rio.

O Mapa de Cultura do Estado do Rio foi apresentado em evento promovido pela Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, nesta quinta-feira (27/09), na sede do Sebrae, Centro do Rio. A publicação, elaborada pela Secretaria de Estado de Cultura, apresenta fotos, vídeos e informações históricas sobre as principais manifestações culturais dos 92 municípios fluminenses. Estão registrados mais de três mil espaços de cultura, todos com guias e endereços. O conteúdo da pesquisa feita para a elaboração deste mapa se transformará em uma página na internet que estará disponível para o acesso de toda a população no fim de outubro. “É uma ferramenta que funciona como um grande banco de dados, que permitirá o contato do cidadão com as informações, alimentando a vontade que as pessoas têm de conhecer melhor o Rio”, disse a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.

Segundo a coordenadora do mapeamento, Ana Madureira de Pinho, o projeto foi desafiador, pois “a atividade cultural é muito dinâmica”. “Em um ano, uma equipe formada por fotógrafos, jornalistas e pesquisadores foi a campo e conseguiu produzir um material muito interessante e rico, que sai do convencional”. O ponto principal do mapa é a interiorização, pois permite saber o que acontece fora da capital”, explicou Ana, acreditando na importância da divulgação e do incentivo à produção cultural nos municípios do interior. O próximo passo é traduzir o mapa para o inglês, o que fará a plataforma virtual atingir mais pessoas ao redor do mundo. “Temos o interesse de publicar um livro e, quem sabe, fazer uma exposição com todo o material visual”, afirmou.

Na reunião de apresentação do Mapa de Cultura, a integração entre os setores de cultura e turismo também foi destacada. “Há um grande potencial de turismo nas cidades do interior e a integração com a cultura fortalece muito essa questão”, acredita Vanessa Cohen, analista da equipe de Turismo do Sebrae. Também estiveram presentes na reunião Jorge Carlos Alvez Lima, do Clube de Engenharia, e Margareth Carvalho, da equipe de Turismo do Sebrae.