Projetos de pesquisa científica são debatidos em reunião do Fórum

A produção de novas tecnologias para a otimização da produção de energia eolioelétrica foi a principal discussão na reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia do Fórum. Uma série de projetos foram apresentados a fim de serem incluídos no programa Rio Capital da Energia.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) apresentou, nesta segunda-feira (03/09), durante reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Energia do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, uma relação de projetos de pesquisas científicas, desenvolvidos em parceria com a Marinha, para ser encaminhada ao programa Rio Capital da Energia, do Governo do estado. Propostas como a construção de laboratórios de geradores com ímã permanente, que diminui bastante o peso dos equipamentos e facilita o trabalho nas plataformas da Petrobras, e a utilização de novos medidores de velocidade do vento, que otimizam a produção de energia eolioelétrica, foram a tônica das discussões, na sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

“Procuramos elaborar pesquisas aplicadas, que resultem na produção de novas tecnologias que possam ser utilizadas pela indústria nacional. A ideia é desenvolver esse novo sistema tecnológico aqui no estado, para, depois, aplicá-lo”, declarou o professor da UFF Geraldo Tavares. Para a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, a participação das universidades no programa é essencial para o avanço dos projetos. “Irei avaliar, junto aos responsáveis do Governo do estado, todos os projetos recebidos e ver de que forma poderemos ingressá-los no Rio Capital da Energia”, afirmou Geiza.

Também estiveram presentes no encontro o professor da Universidade do Estado do Rio (Uerj) Egberto Pereira; Carlos Ferreira, representante do Clube da Engenharia; o assessor da Presidência da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio (Fetranscargo), Sérgio Viana; Charlye Correa, representante da Rio Gestão de Recursos (Gest Rio); e Greice Monteiro, representante da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio).

(Texto de Rodrigo Stutz)