Cultura mobilizará debates do Fórum

O potencial econômico da Cultura será o tema do evento do Fórum sobre Economia Criativa no dia 20 de agosto na Alerj. O evento foi o tema da reunião que mobilizou os membros das Câmaras Setoriais de Economia Criativa e Cultura, Turismo e Esportes.

A dimensão econômica da Cultura e seu potencial gerador de empregos bem remunerados serão foco do debate sobre Economia Criativa que ocorrerá no próximo dia 20 de agosto no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, às 9h. Em pauta, o papel do Legislativo na construção de um Marco legal e de políticas públicas que permitam a capacitação de profissionais que atendam aos 12 setores incluídos na classificação definida pela Firjan de Economia Criativa (Expressões Culturais, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Filme e Vídeo, TV e Rádio, Mercado Editorial, Software e Computação, Arquitetura, Design, Moda e Publicidade).

Convocados pelo presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo, os secretários de estado de Cultura, Adriana Rattes, e de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, e representantes da Firjan, do Sebrae e das universidades, falarão sobre o tamanho desta economia, que tem como principal insumo a criatividade.

“A criação em julho do ano passado de um grupo de trabalho para focar na economia criativa foi o primeiro passo para reunirmos dados e firmarmos um posicionamento a respeito da vocação do nosso estado para a Economia Criativa”, disse a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, que convocou os membros das câmaras setoriais de Economia Criativa e de Cultura, Turismo e Esportes para participarem e divulgarem o evento.

Também foi definido o tema que será debatido no próximo encontro da Câmara Setorial de Economia Criativa, marcado para dia 25 de setembro: o papel da tecnologia na melhoria dos índices da Educação. O representante da ACRJ, Paulo Protasio Junior, citou a classificação da Unesco para definir os incluídos digitais como base para um debate sobre a formação dos docentes para utilizar as ferramentas tecnológicas que dão suporte à Educação no Estado. “Qualquer tema relacionado ao desenvolvimento sempre envolve a Educação. Precisamos trabalhar não só a formação do aluno, mas também do professor”, disse.