Parcerias público privadas são a chave para o desenvolvimento da educação e cidadania

O Rio em Foco desta segunda, (6/8) discute a importância das parcerias público privadas na educação. Representantes do governo municipal, setor privado e organizações não governamentais apresentam experiências bem sucedidas na área.

No Rio em Foco desta segunda-feira (06/08), que vai ao ar às 22h na TV Alerj (canal 12 da NET), representantes do governo municipal, empresas privadas e organizações não governamentais mostram parcerias em educação complementar que estão melhorando o ensino de crianças e jovens no Rio de Janeiro. O consenso é que só a união destes três atores sociais pode promover o desenvolvimento sustentável baseado no conhecimento, cooperação e empoderamento do cidadão. “A gente precisa parar de achar que pode fazer tudo sozinho. E entender que, para ter um salto de qualidade na educação, precisamos de muita parceria. Tanto o setor privado, quanto as ONGs, fundações e institutos têm muito a contribuir na gestão de qualquer área, em especial a educação”, disse Rafael Parente, subsecretário municipal de Novas Tecnologias Educacionais. Para Fabio Muller, diretor executivo do CIEDS - Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, é preciso construir uma rede de atores locais que podem se juntar buscando expertise dos atores privados para o projeto.

Lia Blower, gerente de comunicação e relação com a comunidade da Chevron, acredita que a parceria entre os três setores é que constrói o desenvolvimento econômico sustentável “O governo tem que desenvolver políticas públicas, a indústria entra com sua capacidade intelectual e financeira e as ONGs representam o conhecimento da comunidade. Porque não é a empresa nem o governo que conhece a comunidade, você precisa do representante pra fechar esse ciclo”.

Educar além dos muros da escola potencializando o processo educativo é entender as demandas da comunidade, o que ela precisa “O primeiro aspecto que nós trabalhamos é a gestão de pessoas. É importante que ele passe por um processo de desenvolvimento como pessoa. É o reconhecimento dele como cidadão”, ressalta Neuza Azeredo, coordenadora do CTA da Dufry do Brasil. “Um projeto de cidade ou de nação necessita de pessoas aprendendo e desenvolvendo competências e habilidades mínimas. Temos que pensar no direito de nossas crianças e jovens de desenvolverem plenamente o seu potencial dentro das escolas”, completou o subsecretário.

O Rio em Foco é reprisado aos sábados, às 17h, e domingos às 20h. E pode ser assistido no endereço www.rioemfoco.rj.gov.br . Para saber como sintonizar a TV Alerj, basta clicar aqui (www.tvalerj.tv/Sintonia.do)