Projeto apresenta valores olímpicos a alunos de escolas públicas

O Rio em Foco desta segunda (30/07) foi até a zona oeste do Rio acompanhar o projeto Memória Olímpica que utiliza os valores olímpicos para a formação dos estudantes. Com a presença de atletas e voluntários, o projeto busca aproximar as crianças do esporte.

Mostrar de forma lúdica que os valores olímpicos e paralímpicos - respeito, amizade, excelência, coragem, determinação, inspiração e igualdade - podem fazer parte do cotidiano dos milhares de estudantes do Rio de Janeiro. O Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (30/07), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET) foi à Escola Municipal Vivaldo Ramos de Vasconcelos, em Paciência, Zona Oeste do Rio, para acompanhar o projeto, que leva aos alunos valores sociais através do esporte.

Segundo a diretora do projeto, Fabiana Bentes, o Memória Olímpica tem como missão atuar de forma inspiradora na formação infanto-juvenil através de uma nova linguagem relacionada ao esporte no portal, nas redes sociais e nas escolas. O www.memoriaolimpica.com tem apoio do Ministério do Esporte, do Governo e da Prefeitura do Rio através da Secretaria de Esporte e de Educação.“O legado não é só o estádio. A gente tem que pensar no legado social. O que o projeto faz é trazer valores para a criança na sua formação, educar o cidadão de bem do futuro”, afirma Fabiana durante o programa, que apresentou a dinâmica do projeto e a reação das crianças ao se depararem com informações sobre os Jogos Olímpicos.

Para o professor Gibran Cunha, que lidera a primeira parte da dinâmica com os estudantes, a integração entre a educação curricular e o esporte enriquece o aprendizado e permite que a escola vá além do futebol, modalidade esportiva predominante nas escolas. Convidado a participar pela primeira vez do projeto, o capitão da seleção brasileira de Rugby, Daniel Gregg, fala sobre a importância de difundir e estimular o interesse no esporte, que não é tão popular no país e que será modalidade na Olimpíada de 2016. "É muito legal notar o interesse dos estudantes", afirmou o esportista.

O Rio em Foco é reprisado aos sábados, às 17h, e domingos às 20h. E pode ser assistido no endereço www.rioemfoco.rj.gov.br. Para saber como sintonizar a TV Alerj, basta clicar aqui (http://www.tvalerj.tv/Sintonia.do)