Que o Brasil é o país do futebol, todos sabem. Mas será que a tendência é mesmo permanecer fiel a este esporte? Os eventos esportivos agendados para os próximos anos em todo o país – Copa de 2014–, e no Rio de Janeiro – Olimpíadas de 2016–, têm levado empresas a desenvolverem programas de incentivo às práticas esportivas.
Segundo a gerente de Esportes da Fundação Vale, Flávia Fonseca, o programa Brasil Vale Ouro, inciado em 2008, quer ir além do incentivo às práticas de esportes olímpicos. “Nosso objetivo sempre foi promover também a inclusão social, contribuir para o desenvolvimento pessoal, qualificar profissionais do esporte e estimular um forte relacionamento com as famílias dos participantes”, explicou Fonseca, durante reunião do Conselho Empresarial de Desenvolvimento do Esporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) no último dia 20 de julho.
De acordo com Flávia, diferentemente de muitos programas de incentivo às práticas esportivas, o Brasil Vale Ouro oferece oportunidades para esportistas de alto rendimento, além de cobrir todo o ciclo de vida dos atletas.
No momento, as atenções estão voltadas para o Centro Nacional de Excelência, que está em fase de construção, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio. O local é idealizado para oferecer a estrutura necessária formar atletas olímpicos. "Em quatro anos de existência, o programa já teve importantes resultados, como a revelação de atletas que conquistaram resultados expressivos, a exemplo da Nathália Lopes, campeã brasileira de judô. Nosso programa tem como princípio os quatro pilares desenvolvidos pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI da Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser", enumera.
Hoje, o programa beneficia três mil crianças e adolescentes, entre seis e 17 anos, com quatro modalidades: natação, judô, atletismo e futebol. As atividades são realizadas nas Estações Conhecimento – espaços físicos criados pela Fundação Vale em seis estados para promover o desenvolvimento por meio do esporte, da cultura, da qualificação profissional e da geração de emprego e renda.
A participação nas atividades do Brasil Vale Ouro é oferecida nas escolas do entorno desses núcleos e em instituições parceiras locais. As inscrições são feitas em ficha, presencialmente, ou pela internet. No momento, não há inscrição aberta no Rio de Janeiro (Engenhão e Vila Madalena).