Rio em Foco apresenta projeto de preservação de recursos naturais

É possível preservar a natureza utilizando de forma sustentável os recursos naturais? O Rio em Foco desta segunda (21/05) vai apresentar um modelo japonês, a iniciativa Satoyama, que desenvolveu medidas de recuperação ambiental que podem ser utilizadas pelo Rio de Janeiro e pelo mundo.

É possível preservar a natureza utilizando de forma sustentável os recursos naturais? O Rio em Foco desta segunda (21/05) vai apresentar um modelo japonês, a iniciativa Satoyama, que a partir de experiências locais desenvolveu medidas que podem ser utilizadas pelo Rio de Janeiro e pelo mundo. A ideia apresentada no evento organizado pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio em parceria com o Sebrae, a Redetec e o Centro de Expertise da Universidade das nações Unidas (UNU) é que é impossível prever o impacto dos desastres, como o que ocorreu na Região Serrana há um ano, mas é possível resistir a eles e se reerguer. No programa, que vai ao ar às 22h na TV Alerj (Canal 12 da NET), são debatidas soluções. “Temos que desenvolver a capacidade de absorver o impacto das mudanças climáticas, gerenciar desastres naturais, isso quer dizer, acumular nossa experiência, expertise e conhecimento para compartilhar com os outros”, afirmou Kazuhiko Takemoto, da Universidade das Nações Unidas. Participam do programa, apresentado pela jornalista Geiza Rocha, o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo, Áurea Tanaka, pesquisadora da Universidade das Nações Unidas (UNU); Heitor Gurgulino de Souza, reitor por dois mandatos da UNU e vice-presidente do Clube de Roma; Paulo Alcantara Gomes, presidente da Redetec; Álvaro Albuquerque, assessor da presidência do Sebrae, dentre outros. O Rio em Foco tem reprises nos sábados, às 17h, e domingos às 20h. Clique aqui e veja como sintonizar a TV Alerj.