Vamos nos reprogramar!

Na Rio+20, delegações de todo o mundo vão discutir ações para o desenvolvimento da Economia Verde. Os cidadãos comuns têm papel fundamental como a escolha por novos hábitos e conhecer as ideias debatidas na conferência é oportunidade de se abrir para mudanças de atitude.

 

Qual é a sua ideia de sustentabilidade? Eventos como a Rio + 20 reservam uma oportunidade única para a reflexão. Estarão na cidade do Rio de Janeiro centenas de delegações do mundo todo para buscar um consenso sobre as ações necessárias para acabar com a miséria e colocar a Economia a favor da sustentabilidade. Toda a imprensa estará de olho no que vai ser discutido. Espera-se que as nações saiam do Brasil com uma lista de atribuições e protocolos de ação para garantir a sustentabilidade. Mas é muito pouco.

Paralelamente às discussões plenárias, ocorrerão uma série de eventos promovidos por organizações não governamentais e cidadãos que poderão expor a sua ideia e o seu projeto de sustentabilidade. São nestes eventos paralelos que poderemos encontrar saídas para minimizar os efeitos do aquecimento global.

E nós? O que, individualmente, podemos fazer? Temos, enquanto indivíduos cidadãos, um papel fundamental nesta questão: o de pressionar por uma mudança estrutural a partir das nossas escolhas e atitudes. Isso passa pelo consumo consciente, pela diminuição do desperdício, pela separação do lixo reciclável, pela opção por produtos que poluam menos o meio ambiente, pelo uso da bicicleta em pequenos deslocamentos, pela atitude solidária, pela valorização da Educação formal.

O mundo clama por uma nova consciência. Não é possível aceitar a desigualdade nem tampouco o consumo predatório dos recursos naturais. Qualquer solução para estes problemas não pode ser simplista, nem ignorar as consequências que gera a curto, médio e longo prazos.

Mesmo não participando diretamente dos debates, vamos nos permitir conhecer as opiniões, ideias e soluções que estão sendo apresentadas pelo mundo. E deixar que elas nos toquem, nos modifiquem. Vamos nos reprogramar! É este o convite que o Fórum faz a todos na Rio + 20.